domingo, 2 de maio de 2010

Instruções para subir uma escada

Texto do Cortázar
Ao ver a postagem anterior (passos 18/4/2010), minha filha me lembrou do texto do Cortázar, que li há muitos anos e que me permito indicar aqui. O estranhamento que o texto provoca me ajuda a pensar e a re-significar os passos das minhas imagens.

Niguém terá deixado de observar que frequentemente o chão se dobra de tal maneira que uma parte sobe em ângulo reto com o plano do chão, e logo a parte seguinte se coloca paralela a esse plano, para dar passagem a uma nova perpendicular, comportamento que se repete em espiral ou em linha quebrada até alturas extremamente variadas. ...
continue a ler o texto e / ou veja o vídeo e ouça o texto no youtube.

CORTÁZAR, Júlio. Instruções para subir uma escada. In: Histórias de cronópios e famas (1962). Trad. Glória Rodriquez. São Paulo: Ed. Civilização Brasileira, 1994.

Um comentário:

  1. Curioso, ainda não tinha vindo aqui ver tuas ultimas postagens, este trecho me lembra um pouco o caos que vivemos no dia-a-dia, as incertezas diárias. Mas que são exatamente oque dá sabor a nossa existência, por que a incerteza nos garante a liberdade, nos favorece por que nos concede a humanidade, se a certeza fosse inevitavel, não haveria liberdade e sequer filosofia, uma vez que a verdade já nos seria dada.

    ResponderExcluir