domingo, 12 de junho de 2011

Dicas para ensino de Filosofia 2011 - 2012


Apresentação do próprio Guia: "Está em suas mãos, pela primeira vez na história do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Guia do PNLD 2012 para a área de Filosofia. Este Guia é o resultado de um longo processo de avaliação, que envolveu diversos atores, e tem a intenção de auxiliá-lo na delicada e importante tarefa de selecionar o livro didático que mais bem se adapte ao seu planejamento, à sua prática didática em filosofia e ao projeto político-pedagógico de sua escola. Além de conter as Resenhas das obras sugeridas pela equipe do PNLD ..."


Mostra virtual das profissões – UFMG 2011


Programa de Filosofia – Vestibular 2012, UFMG  + textos em .pdf

FILOSOFIA

O Programa de Filosofia é constituído de duas partes. A Parte I é estruturada em torno de temas clássicos da filosofia, que devem receber um tratamento referido à tradição filosófica e aos conceitos que nela se estabeleceram. A Parte II consta de três textos filosóficos, que serão objeto de questões interpretativas.

Pretende-se com a Prova de Filosofia:
1. Verificar se o candidato dispõe de um conhecimento mínimo da filosofia que permita a ele caracterizar adequadamente um problema filosófico, identificar possíveis soluções para o mesmo e argumentar de forma clara e coerente a favor de uma dessas soluções.
2. Avaliar habilidades como compreensão e interpretação de textos. A avaliação será feita em função da capacidade demonstrada pelo candidato de expressar essa compreensão e de argumentar a favor de certa interpretação dos mesmos

Na Parte I:
1. Não se pretende exigir do candidato informações detalhadas sobre um tópico específico.
2. Pretende-se principalmente que, a partir de um conhecimento básico sobre itens específicos, o candidato possa desenvolver uma reflexão sobre problemas correlatos, não necessariamente vinculados a um momento específico da História da Filosofia. Esses itens são compreendidos como temas geradores – ou seja, que oferecem fundamentos e conceitos para a abordagem de questões que fazem apelo à capacidade de reflexão e argumentação dos candidatos.

Parte I: núcleo temático

1. Antropologia
1.1. Natureza, cultura e linguagem.
1.2. Corpo e mente.

2. Ética e política
2.1. Valores e Normas.
2.2. Liberdade e determinismo.
2.3. Poder e conflito.
2.4. Indivíduo e comunidade.

3. Lógica e teoria do conhecimento
3.1. Verdade e validade.
3.2. Tipos de conhecimento.
3.3. A racionalidade científica.

4. Estética e filosofia da arte
4.1. Arte e técnica.
4.2. Experiência estética e cultura de massa.

Parte II: textos

EPICURO. Carta sobre a Felicidade (a Meneceu). Trad. Álvaro Lorencini e Enzo del Carratore. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.
DESCARTES, Réné. Meditações(Meditação Primeira e Meditação Segunda). In: Col. Os Pensadores. Trad. de J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Editora Abril Cultural, 1983, pp. 83-98.
ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. In: Entre o Passado e o Futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000, pp. 221-247.

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