quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Especialização e Atualização em Filosofia - UFMG 2012


No curso de Especialização há exigências a serem cumpridas, para se obter o título acadêmico.
Na Atualização, a escolha é livre; o aluno pode fazer quantas e quais disciplinas quiser.

As paixões da alma e a virtude segundo Sêneca - Fernando Rey Puente - O objetivo do curso será o de apresentar o pensamento ético de Sêneca (1?-65 d.C.) em relação com as suas reflexões sobre as paixões humanas. A fim de investigarmos esse tema faremos uso das epístolas, dos tratados e das tragédias escritas por Sêneca.

Questões de ética antiga - Marcelo P. Marques - A relação entre ética e política, a ética das virtudes, a relação entre racionalidade e excelência, o tema da felicidade. Platão (Eutidemo), Aristóteles (passagens da Ética a Nicômaco), Epicurismo.

Teorias contemporâneas da justiça – Rogério A. Lopes - O curso oferece uma introdução geral às principais teorias contemporâneas da justiça. O ponto de partida é a crítica de John Rawls (Uma Teoria da Justiça) às insuficiências teóricas do Utilitarismo, assim como sua releitura igualitária do liberalismo clássico. Em seguida serão discutidas as diversas reações ao livro de Rawls no debate contemporâneo, tanto de opositores da justiça distributiva em sentido igualitário (o libertarismo de Nozick e as diversas versões do contratualismo neohobessiano), quanto de autores que a princípio seriam simpáticos a políticas igualitárias, mas que consideram a posição de Rawls ou pouco radical (Dworkin) ou comprometida com falsas concepções fundamentais (comunitarismo, marxismo, feminismo). O fio condutor para a exposição será o livro de Will Kymlicka: Filosofia política contemporânea.

Teorias éticas medievais – Tadeu Verza - O objetivo do curso é apresentar os principais temas da ética medieval, como virtude, vontade e felicidade, nas tradições cristã, judaica e islâmica. Pretende-se analisar textos de Tomás de Aquino, Maimônides e al-Farabi.

Uma introdução à filosofia da percepção – André Abath - O curso tem com objetivo apresentar de forma introdutória e discutir alguns dos tópicos centrais no âmbito da filosofia da percepção, tais como: percepção e fenomenologia; o conteúdo das experiências perceptuais; percepção e conceitos; o papel do corpo na percepção; o problema de Molyneux.

Uma reflexão contemporânea acerca das pressuposições metodológicas da ciência – Bruno Pettersen - A ciência é uma das constantes teóricas na vida contemporânea, contudo na maioria das vezes ela é tomada ingenuamente. Neste curso, a partir dos autores clássicos da Filosofia da Ciência, verificaremos os principais pressupostos desta atividade tão comum a nós que é a ciência.



3 comentários:

  1. Eu estou interessado em fazer esta especialização. Mas me inscrevi para o processo da Unesp e a prova é no mesmo dia... estou divido agora...

    ResponderExcluir
  2. Uai, Brener, eu argumento em favor da UFMG, claro!

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, fiz a minha inscrição hj pra seleção da especialização. e devo fazer a prova. me deseje que a deusa fortuna esteja de bom humor no dia e me seja favorável.

    abraço.

    Ps.: não sei se vc está sabendo mais saiu o problema do ser em portugues. Claudiano ficou de me enviar um livro. avisa o Fernando.

    ResponderExcluir