segunda-feira, 24 de dezembro de 2012


    onde o fim? onde o começo?
"socorram me subi no onibus em marrocos"
    se isso foi o fim... quer dizer que já começou o começo?
"para mim é comum (indiferente) de onde eu comece, pois aí de novo chegarei de volta" (alguém antigo)
    que bom que o mundo acabou, agora se pode começar tudo       de novo
    decisões de fim de mundo: colher flor de manacá, aprender 
    língua de sapo, assistir calmamente o incêndio até o fim 
do fim ao começo
    o avesso do avesso do avesso
    instruções: volte ao fim, depois vire no começo.

+2 Contos plausíveis.
Carlos Drummond de Andrade. 1981.

Um livro e sua lição
Poucos livros são como este livro. Aparentemente, igual a muitos. Mas se o abrires em qualquer página, encontrarás de cada vez um texto diferente.
Ouvi que na Ásia há um livro com a mesma propriedade e que nos Estados Unidos existiu outro, comprado a um dervixe, mas que, pelo manuseio constante, não apresenta a singularidade: ficou um livro como os demais, unívoco.
O exemplar que possuo, não deixo que ninguém o consulte. Zelo por sua integridade, e só de longe em longe me animo a folheá-lo. E é sempre um assombro. Não o comprei. Achei-o no porão de uma casa onde só havia trastes abandonados e teias de aranha. Ao descobrir sua inacreditável raridade, fiquei trêmulo e guardei o segredo até dos mais íntimos.
Este livro extraordinário me explicou o sentido do mundo, que varia sempre e não se subordina a qualquer filosofia. Explicação que não explica, pois, sendo infinitas as variações, qualquer delas só dura o tempo de leitura de uma página, ou meia.
Não posso continuar guardando o volume, e não sei o que fazer dele. Tenho medo de abri-lo; medo de rasgá-lo; medo de que me furtem; medo de ler nele uma sentença aniquiladora, a última sentença, depois da qual o mundo deixaria de ser vário e, portanto, de existir.
Verão excessivo
"Eu sei que uma andorinha não faz verão", filosofou a andorinha-de-barriga-branca. "Está certo, mas agora nós somos tantas, tantas, no beiral, que faz um calor terrível, e eu não aguento mais!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário