sábado, 28 de dezembro de 2013



cominitiare (lat.). começar, iniciar, inaugurar, vir a ser, dar o primeiro passo, passar da inação à ação, causar o primeiro passo num processo, engajar-se, partir, implantar, empreender, fundar, inaugurar, disparar, preludiar, atacar ... se começar, não tem mais como parar




o começo do Brasil / a carta de Pero Vaz de Caminha / descobrimento do Brasil por Cândido Portinari, 1956 / acervo do Banco Central do Brasil - http://www.portinari.org.br/ portal Portinari página legal demais!










" (...) Porque, uma vez que você começou, não há nenhuma razão para parar. O passo entre a realidade que é fotografada na medida em que nos parece bonita e a realidade que nos parece bonita na medida em que foi fotografada é curtíssimo. (…) É só você começar a dizer a respeito de alguma coisa: “Ah, que bonito, tinha era que tirar uma foto!”, e já está no terreno de quem pensa que tudo o que não é fotografado é perdido, que é como se não tivesse existido, e que então para viver de verdade é preciso fotografar o mais que se possa, e para fotografar o mais que se possa é preciso: ou viver de um modo o mais fotografável possível, ou então considerar fotografáveis todos os momentos da própria vida. O primeiro caminho leva à estupidez, o segundo à loucura. (...)"
CALVINO, Ítalo. A aventura de um fotógrafo. In: CALVINO, Ítalo. Os amores difíceis. Trad. Raquel Ramalhete. São Paulo: Cia das Letras, 1992, p.54. Trecho postado por Daniela Paulinelli, em http://www.imaginariopoetico.com.br, em 21/02/2011. Post inspirado pelo artigo Obsession, art and photography que se encontra no site Escape into Life.


peixe vira / começa pássaro, painel Portinari, Igreja de São Francisco de Assis, BH, 1944

bom fim de / começo de ano



2 comentários:

  1. Bom começo que transformaremos e seremos, mais momentos para a nossa história que sejam agradáveis, lindos, ou sejam como for, nem sempre fotografados..rs

    ResponderExcluir