quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Apresentação da filosofia de PLatão

Platão - Rádio UFMG - 2006

Bloco 1
Apresentação de Platão através de obra Carta Sétima. Através do comentário da carta, o professor Marcelo Marques ilustra um Platão inserido na vida política da cidade, preocupado com um projeto pedagógico de formação do cidadão e da relação entre saber e poder. Através destes problemas propõe que compreendamos o pensamento platônico como uma tentativa de responder aos problemas concretos da comunidade política, desfazendo o chavão do filósofo refugiado num suposto "mundo" das idéias.
Bloco 2
Neste bloco são levantados os problemas psicológicos e políticos a partir dos quais, segundo Platão, devemos compreender o poder na cidade. O levantamento de tais questões faz referência obrigatória à teoria das essências inteligíveis (conhecida como teoria das ideias) e ao livro mais conhecido de Platão, a República.
Bloco 3
Introdução à imagem da caverna, utilizada por Sócrates no Livro VII da República, que trata da educação humana como dialética, refletindo sobre a condição humana e a relação entre imagem e conhecimento.
Bloco4
Este bloco, elaborado pelos alunos do PET - Filosofia, se divide em três momentos: 1 - breve leitura de um trecho do Banquete, onde Platão expõe sua versão do nascimento de Eros, deus do amor e do desejo. 2 - considerações sobre o estatuto da música no mundo grego. 3 – Reconstituições sonoras do que poderia ter sido a música grega.

2 comentários:

  1. Bem que poderiam postar o áudio da entrevista sobre Platão no dropbox também. Não tá abrindo em nenhum navegador.

    ResponderExcluir