terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cursos oferecidos no 1o. semestre de 2011

1. Metodologia de pesquisa filosófica
Curso de Graduação em filosofia, FAJE – Faculdade dos Jesuítas, fevereiro 2011. Reflexões e atividades sobre a pesquisa acadêmica em filosofia, desenvolvidas através da leitura do Banquete de Platão. Princípios e habilidades cognitivas fundamentais, questões metodológicas, delimitação do objeto, instrumentos de pesquisa, elaboração de projeto.

2. Filosofia através de contos
Curso livre, Academia de Ideias, março 2011. O curso desenvolve questões de Antropologia Filosófica, a partir da leitura de contos literários. Serão abordados temas existenciais como liberdade, estranhamento, dúvida e desejo, que nos permitem refletir filosoficamente sobre o ser humano, junto com escritores tais como Kafka, Clarice Lispector, Aníbal Machado e Guimarães Rosa.

3. História da filosofia grega I
Curso de Graduação em filosofia, UFMG, março-julho 2011. O pensamento filosófico grego, dos pré-socráticos a Platão: formação da pólis grega, relação entre mito e logos, Parmênides de Eléia e Heráclito de Éfeso, os Sofistas (Protágoras de Abdera) e Sócrates, Platão – a Carta VII, República VI-VII.
FIL034 - Calendário. Bibliografia inicial.
MARQUES, M. P. Mito e filosofia (1994).

4. O prazer nos diálogos de Platão
Curso de Graduação em filosofia, UFMG, março-julho 2011. Apresentação de passagens selecionadas do Protágoras e da República, acompanhando a progressiva elaboração do problema filosófico do prazer. Leitura e análise do Filebo, no qual serão destacados os seguintes temas: valoração, busca e antecipação do prazer, produção de imagens na alma, os prazeres falsos, as dimensões axiológica e proposicional da verdade.


5. Educação para a cidade na República de Platão
Curso de Especialização em filosofia, UFMG, março-junho 2011. Leitura de passagens da República de Platão, destacando problemas relativos à educação: o sentido da crítica aos poetas como educadores, a relação entre psicologia e política, a educação como crítica dos valores, a formação do governante, a alma tirânica como limite da pedagogia e da polític
FIL508 - Calendário. Bibliografia inicial.
República VI - VII - esquema: o sol, a linha, a caverna.

2 comentários:

  1. Professor o item 5 de sua postagem sobre a República é aberto para não alunos também?

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Claro, Brenner, você será benvindo como ouvinte (participante), terças feiras, 20:40-22h, quando quiser. abraço. Marcelo.

    ResponderExcluir