1. Metodologia de pesquisa filosófica
Curso de Graduação em filosofia, FAJE – Faculdade dos Jesuítas, fevereiro 2011. Reflexões e atividades sobre a pesquisa acadêmica em filosofia, desenvolvidas através da leitura do Banquete de Platão. Princípios e habilidades cognitivas fundamentais, questões metodológicas, delimitação do objeto, instrumentos de pesquisa, elaboração de projeto.
2. Filosofia através de contos
Curso livre, Academia de Ideias, março 2011. O curso desenvolve questões de Antropologia Filosófica, a partir da leitura de contos literários. Serão abordados temas existenciais como liberdade, estranhamento, dúvida e desejo, que nos permitem refletir filosoficamente sobre o ser humano, junto com escritores tais como Kafka, Clarice Lispector, Aníbal Machado e Guimarães Rosa.
3. História da filosofia grega I
Curso de Graduação em filosofia, UFMG, março-julho 2011. O pensamento filosófico grego, dos pré-socráticos a Platão: formação da pólis grega, relação entre mito e logos, Parmênides de Eléia e Heráclito de Éfeso, os Sofistas (Protágoras de Abdera) e Sócrates, Platão – a Carta VII, República VI-VII.
FIL034 - Calendário. Bibliografia inicial.
MARQUES, M. P. Mito e filosofia (1994).
FIL034 - Calendário. Bibliografia inicial.
MARQUES, M. P. Mito e filosofia (1994).
4. O prazer nos diálogos de Platão
Curso de Graduação em filosofia, UFMG, março-julho 2011. Apresentação de passagens selecionadas do Protágoras e da República, acompanhando a progressiva elaboração do problema filosófico do prazer. Leitura e análise do Filebo, no qual serão destacados os seguintes temas: valoração, busca e antecipação do prazer, produção de imagens na alma, os prazeres falsos, as dimensões axiológica e proposicional da verdade.
Filebo. Divisão do diálogo
MARQUES. A encenação do poder do tirano.
MARQUES. Imagem e prazer no Filebo.
MARQUES. A encenação do poder do tirano.
MARQUES. Imagem e prazer no Filebo.
5. Educação para a cidade na República de Platão
Curso de Especialização em filosofia, UFMG, março-junho 2011. Leitura de passagens da República de Platão, destacando problemas relativos à educação: o sentido da crítica aos poetas como educadores, a relação entre psicologia e política, a educação como crítica dos valores, a formação do governante, a alma tirânica como limite da pedagogia e da polític
FIL508 - Calendário. Bibliografia inicial.
República VI - VII - esquema: o sol, a linha, a caverna.
FIL508 - Calendário. Bibliografia inicial.
República VI - VII - esquema: o sol, a linha, a caverna.
Professor o item 5 de sua postagem sobre a República é aberto para não alunos também?
ResponderExcluirabraços!
Claro, Brenner, você será benvindo como ouvinte (participante), terças feiras, 20:40-22h, quando quiser. abraço. Marcelo.
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