segunda-feira, 20 de outubro de 2014

por uma educação pública gratuita e excelente!
li, recentemente, um artigo de S. Pessôa, Universidade paga, na FSP (29/6/14) defendendo que a educação superior deve ser privada ...

CONTRA essa visão da educação, que considero típica de uma visão de mundo universitária norte-americana difusa, quero defender que o ensino superior é também um bem público, e, portanto, NÃO deve ser pago:
. para essa perspectiva (norte-americana) de direita, a pesquisa seria um bem público, mas o ensino, não; como seria um bem privado, porque gera benefícios privados, deveria ser pago;
. eu DISCORDO, pelas seguintes razões:
. as desigualdades sociais são determinadas por uma série de fatores: históricos, econômicos etc.; a atuação de um governo democrático deve incidir no sentido de promover a igualdade, este é o valor que defendo;
. como as condições de acesso aos diferentes níveis de educação são muito desiguais, o caráter gratuito garante o acesso universal, inclusive ao ensino superior; este é o sentido da educação como um valor propriamente democrático, porque igualitário;
. educação não é só investimento técnico ou profissionalizante, que gera lucros, através do exercício da profissão, após a formação universitária; esta é uma parte, mas não o sentido maior da formação universitária compreendida amplamente;
. a formação superior é também formação humana, humanista, que prepara o profissional, o docente, o pesquisador e, pasmem, pode até formar seres humanos de verdade!
. como pode ser que a pesquisa seja um bem público, mas a formação (educação) do pesquisador não? isso me parece ser uma contradição flagrante!
. a capacitação universitária, uma vez que usufrui diretamente da pesquisa (bem público, com certeza!), torna-se (por contaminação!) um bem público, que tem que ser igualmente acessível, ou seja gratuita para todos;
. as capacitações específicas (especializações), em alguns casos, podem ser pagas (resta avaliar caso a caso);
. mas eu consigo pensar em especializações, por exemplo, para professores da rede pública estadual que já estão em sala de aula, que devem ser gratuitas, no sentido de maximizar o acesso de todos e de melhorar efetivamente a qualidade do ensino que já está sendo ministrado nas nossas escolas, em todo o estado;
. a formação universitária não pode ser pensada como mercadoria pura e simples etc.
...quero continuar pensando e ser capaz de DAR MAIS RAZÕES!

ver também
contra a visão do S. Pessôa, o artigo de R. Moraes, no GGN

carta de um professor mineiro
http://plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=82117

sindicato dos professores de Minas
http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/08/sindicato-dos-professores-de-minas-denuncia-tragedia-da-educacao-estado/

Prof. Éder Almeida Arruda em MG
https://www.youtube.com/watch?v=RmCa9n7UIP8

sobre a universidade pública
http://brasildebate.com.br/duas-politicas-para-a-universidade-publica/

Vladimir Safatle
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/vladimirsafatle/2014/10/1535578-a-educacao-de-aecio.shtml

produção científica brasileira
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cienciasaude/193416-em-20-anos-pais-vai-de-24-a-13-em-ranking-de-pesquisa.shtml

contra a privatização da educação - ONU no Brasil
http://www.onu.org.br/governos-devem-proteger-educacao-publica-frente-a-tendencia-de-privatizacao-diz-relator-da-onu/

banco mundial sobre a educação em Cuba
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/09/cuba-tem-melhor-educacao-da-america-latina-diz-banco-mundial.html

uma reflexão histórica e política sobre o processo recente de privatizações no Brasil ver o filme de Silvio Tendler - Privatizações: a distopia do capital

desabafo de uma diretora de escola 
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/11/minha-vontade-e-entregar-o-cargo-desabafa-diretora-de-escola-de-caxias-apos-polemica-sobre-revista-em-mochilas-4648873.html?utm_source=Redes+Sociais&utm_medium=Hootsuite&utm_campaign=Hootsuite

Nenhum comentário:

Postar um comentário